São Paulo Tecnologia

Campinas: Deficiente Visual vai ser avisado por celular sobre chegada do ônibus

CampinasJá pensou em ser avisado pelo celular quando seu ônibus chegar no ponto? A cidade de campinas, 96 km da capital paulista, contará com a tecnologia já no segundo semestre deste ano, destinados a pessoas com deficiência visual.

O Programa Embarque Acessível, da Emdec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, teve a iniciativa que visa auxiliar as pessoas com limitações visuais a terem mais autonomia na hora de usar o transporte coletivo.

A prefeitura abriu inscrição de hoje (04 de abril), até o dia 06 de junho, para empresas interessadas em participar da licitação para o fornecimento de tecnologia e dos equipamentos.

A funcionalidade deve transmitir ainda outras informações como linhas, itinerários e horários.

Os ônibus serão equipados com dispositivos que vão avisar os motoristas sobre a presença de uma pessoa nestas condições no próximo ponto. Já o usuário pode escolher a linha para ativar o aparelho, que também deve informar os pontos e os serviços para determinados destinos, além do tempo de espera para o ônibus chegar ao ponto.

O sistema fará comunicação com os GPS dos veículos. A tecnologia da empresa precisa abranger todas as localidades da cidade e transmitir as informações para painéis de mensagens variáveis.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus