Mobilidade Urbana VLT

Há 45 anos, SP extinguia os bondes, e dava um passo importante para imobilidade

Bonde em SPHoje, dia 27 de Março de 2013 fazem exatos 45 anos que a cidade de São Paulo dava um dos passos mais controverso em relação a mobilidade urbana: em 27 de março de 1968 eram extintos os bondes de São Paulo. O então prefeito Faria Lima extinguia aquele que poderia ser hoje um sistema de VLT com mais de 200 Km de extensão, com carregamento de média capacidade, como se vê em muitas cidades da europa.

Veja também: Estudos da SPTrans sugerem a volta dos bondes em SP

Na data, a estação de bondes da Vila Mariana recebeu o bonde camarão número 1543 com todas as atenções: era anunciada a “Cerimônia do Adeus”. A linha Biológico – Santo Amaro (antiga Praça da Sé – Santo Amaro) era a última linha de bondes em operação na cidade de São Paulo.

Por volta das 20h00, o 1543 parte em direção ao bairro de Santo Amaro. A comitiva de 12 bondes, todos lotados de populares, sendo que no 1543 encontravam-se o Prefeito Faria Lima e o Governador Abreu Sodré.

Nas paradas Campo Belo e Alto da Boa Vista receberam homenagens. O fim da viagem de ida aconteceu no Largo 13 de Maio, onde perto de 5.000 pessoas aplaudiram a chegada dos bondes. Após os discursos e despedidas, a comitiva retornou para Vila Mariana. E esta foi a última vez que os bondes percorreram as ruas de São Paulo.

E  assim terminaram 96 anos de serviços dos bondes na cidade de São Paulo.  Ao se desativar a linha 101, a mesma acumulava 83 anos de operação desde a tração animal de janeiro de 1885, quando passou para a tração  vapor em dezembro de  1885, sendo eletrificada em 1913  operando 68 anos de tração elétrica.

Por Renato Lobo, com as informações de “A História do Bonde em São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus