Ciclista

Com mais de 100 km de ciclovias, Sorocaba da exemplo de mobilidade para os ciclistas

Ciclovia SorocabaDias após um atropelamento que ganhou destaque na mídia, onde um ciclista perdeu o braço de maneira cruel depois de ser atropelado por um motorista embriagado, surge uma notícia que coloca em evidência uma cidade que fica um pouco mais de 100 km da capital paulista: Sorocaba!

Dos 106 km da rede de ciclovias da cidade, 103 km são separados do trânsito de veículos por barreiras físicas como canteiros e gradis. O município tem a maior rede de ciclovias do Estado, mas o índice de acidentes envolvendo ciclistas é próximo de zero.

De acordo com o setor de estatísticas de trânsito, que passou a monitorar desde 2009 o sistema cicloviário, houve apenas um acidente com morte – o ciclista foi atropelado por um caminhão na periferia, fora da área de ciclovias.

Segundo estes dados, em quatro anos, o número de bicicletas passou de 190 mil para 300 mil na cidade, o que representa uma para cada 1,9 dos 586.625 habitantes. A frota de veículos automotores, em comparação, era de 383 mil veículos no balanço de janeiro.

As ciclovias interligam toda a cidade e já é possível ir de um extremo a outro sem sair da via exclusiva. Os ciclistas dispõem de 50 paraciclos com capacidade para 60 bicicletas e 8 quiosques com bicicletários, além de 19 estações de empréstimo de bike para a população. Neste ano, devem ser construídos mais 20 km de ciclovia. A cidade também será interligada a Itu, a 32 km de distância, por via exclusiva para bikes, com o projeto de duplicação da Estrada Velha Sorocaba-Itu pelo governo estadual.
Separação

O modelo de ciclovia segue o padrão com calçamento pintado em vermelho, sinalização, iluminação e paisagismo. No ano passado, a Câmara aprovou lei impedindo que as bicicletas ocupem o espaço destinado a pedestres, o que ocorre em alguns pontos em que a ciclovia segue paralela à calçada. A prefeitura entrou com ação direta de inconstitucionalidade, alegando que os espaços são delimitados e a ciclovia não interfere no fluxo de pedestres. A ação ainda não foi julgada.

Por Renato Lobo, com as informações de The City Fix Brasil

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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