Internacional

Após investir em plano de mobilidade, Medellín é eleita a cidade mais inovadora do mundo

Medellin-Metro-Medellin-ColombiaMunicípios que investem na mobilidade individual estão longe de se tornarem cidades mais inovadoras. Medellín, na Colômbia dá exemplo de como encurtar as distâncias dos seus moradores de maneira bem arrojada.

De acordo com publicação da BBC, a cidade, que já foi conhecida como o reduto da organização criminosa cartel de Medellín, venceu outras duas finalistas, Tel Aviv e Nova York, em uma votação de internautas.

A Nossa São Paulo, já havia no ano passado sido selecionada no concurso como uma das 25 mais inovadoras cidades do mundo, juntamente com cidades como Hong Kong, Toronto, Chicago, Lagos e Melbourne, mas acabou nem chegando entre as três finalistas.

O Instituto Urban Land compilou inicialmente uma lista de 200 cidades com base em oito critérios, entre os quais cultura, habitação, educação e infraestrutura. Internautas foram depois convidados a votar nas cidades que consideravam mais inovadoras entre elas. Em seguida, foi divulgada uma lista das 25 mais votadas, incluindo São Paulo, e, depois, as três finalistas. Mais de 980 mil pessoas votaram na enquete online do concurso, que foi patrocinado pelo jornal americano Wall Street Journal e pela empresa de serviços financeiros Citigroup.

De acordo com instituto, Medellín se destacou especialmente por ter ampliado a mobilidade de moradores em regiões pobres. A cidade tem um eficiente sistema de metrô, brt’s e teleféricos, que permite às pessoas um acesso fácil à região central da cidade. Entre estas características estão, livrarias e galerias de arte, além da infraestrutura.

Também foi citada uma escada rolante gigante e um sistema de teleférico que permite aos moradores pobres que vivem nos morros chegaram rapidamente ao centro da cidade, em um vale.

O prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria, contou que a premiação é “motivo de alegria para cada um dos 2,5 milhões de habitantes da nossa cidade”. Ele também elogiou o ex-prefeito Sergio Fajardo por lançar muitos dos projetos elogiados na premiação.

Por Renato Lobo, com as informações de BBC

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus