Ciclista Tecnologia

Google disponibiliza mapa mundial com serviço de aluguel de bicicletas

O Aluguel de bicicletas não é novidade. Pensando nisto dois desenvolvedores, Russell Meddin (Bike Sharing Philadelphia) e Paul DeMaio (MetroBike), criaram através de uma parceria entre o Google e MetroBike, uma funcionalidade onde é possível conhecer quase todos os sistemas de empréstimos de bike no mundo, chamado de “Bike-Sharing World Map”. O mapa global mostra também os serviços que estão em implementação, além de apontar locais que por algum período deixaram de ter o serviço.

Em São Paulo com quatro meses de funcionamento, este sistema já tem 25 mil ciclistas cadastrados. Em setembro, mais de 8,2 mil viagens foram registradas nas 31 estações – alta de 65% em relação a agosto. Até o fim do ano, o programa vai chegar a outros 69 endereços e facilitar a integração com a rede de metrô e trens.

O projeto Bike Sampa é inspirado no do Rio, que em dez meses atingiu a marca de 1 milhão de viagens. Em São Paulo, são 310 bicicletas oferecidas em estações que ficam a no máximo 1 km de distância entre si. Funciona todos os dias, das 6h às 22h. Até o fim de 2014, o sistema terá 3 mil unidades, em todas as regiões. Hoje, elas estão concentradas em Vila Mariana, Ibirapuera, Jardins e Itaim, na zona sul.

Veja o mapa

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus