Trólebus

Trólebus de Santos recebem novo visual

O sistema minúsculo de trólebus da cidade de Santos tem uma novidade: Dois trólebus voltam a circular nesta segunda-feira (20) com novo visual. Os ônibus da linha 20 tiveram a carroceria envelopada com símbolos que são destaque na cidade. O sistema conta com 6 veículos.

A linha faz a ligação da região hoteleira do Gonzaga com o Centro Histórico. De acordo com o portal G1, fotografias da Bolsa do Café, Paço Municipal e Outeiro de Santa Catarina, entre outros pontos, foram tratadas de forma especial para compor o visual dos trólebus, que estarão expostos na praça Mauá nesta segunda-feira, às 12h, e no mesmo dia começam a circular.

A repaginação visual foi elaborado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e o trabalho feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em parceria com a Viação Piracicabana. Os componentes elétricos dos veículos foram substituídos por componentes de tecnologia mais moderna, pois não se encontram mais peças de reposição no mercado.

O sistema de trólebus em Santos foi inaugurado em agosto de 1963. Em 1998 a Viação Piracicabana assumiu a operação, sendo que por contrato a concessionária colocaria 35 trólebus em circulação até 2001. A cláusula, conforme matéria publicada em 13 de fevereiro de 2003 por A Tribuna, jamais foi cumprida. A justificativa da CET foi o alto custo dos veículos elétricos e seu peso, que danificaria o asfalto.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus