TAV

Trem bala Brasileiro não sai antes de 2020

Prometido anteriormente para a copa de 2014, O TAV (Trem de Alta Velocidade) eteve seu prazo para operação prorrogado para 2016. Agora o Governo Federal trabalha para operação apenas em 2020.

Conforme informamos aqui no via Trolebus nesta semana, o leilão deverá ser realizado em 29 de maio do ano que vem, e a empresa ou consórcio vencedor será o que apresentar a melhor oferta, levando em consideração a relação entre valor de outorga e valor para construção de túneis, pontes e viadutos, além do material rodante (o próprio trem), incluindo transferência de tecnologias, manutenção e operação do veículo. “Não estão incluídos nessa etapa a construção de estações e a instalação de trilhos”, informou o secretário executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Helio Mauro França.

França contou que o valor de outorga com o qual trabalha a agência é R$ 66,12 por trem-quilômetro e será pago trimestralmente pela empresa ou consórcio vencedor. Segundo ele, não serão permitidos operadores de TAV com menos de dez anos de experiência em veículos desse tipo, nem empresas que tenham sido responsabilizadas nos últimos dez anos por algum acidente grave.

O trem-bala estará 100% operacional já em 2020″, promete França. O grupo vencedor terá a concessão por 40 anos, contados a partir da entrada do trem-bala em operação. Para o período, a previsão de lucro é R$ 2,41 bilhões.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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