Metrô SP

Governo lança edital de obras da Linha 15 – Branca e quer primeira fase funcionando em 2016

A continuação da Linha 2 – Verde, que não é o Monotrilho, e sim o ramal intitulado de 15 – Branco deve ter as obras iniciadas já no primeiro semestre do ano que vem, de acordo com o governador Geraldo Alckmin, em entrega de novas composições da série 8000 para linha 8 – Diamante da CPTM.

Alckmin disse que será lançado na próxima semana o edital de pré-qualificação para obras da Linha 15-Branca do Metrô, que vai ligar a Vila Prudente, na zona Leste, à via Dutra: “No dia 31 de agosto, sexta-feira, nós lançaremos o edital de pré-qualificação de uma nova linha do metrô, que é a Linha 15 – Branca, que sai de Vila Prudente e, com mais de 13 km de extensão, passa por 17 novas estações (?!), como Vila Formosa, Tatuapé, Tiquatira e vai até a Dutra. Vamos ter uma estação na beira da Dutra”, afirmou o governador do Estado de São Paulo.

Alívio para a Linha 3 – Vermelha

O secretário de transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse devem ser beneficiando 900 mil usuários. “Essa linha vai aliviar muito a Linha 3 – Vermelha. Queremos lançar o mais rápido possível, mas uma obra de metrô é muito demorada. O que já passou foi bem demorado, mas agora vamos contratar a obra. Serão 17 estações enterradas, integrando a Linha 2, a Linha 3, a futura Linha 6 e a Linha 12 da CPTM”, afirmou Fernandes.

O custo total da construção e compra da frota da Linha 15- Branca do Metrô será de R$ 4,5 bilhões e a previsão (otimista) é de que a primeira fase, até Anália Franco, seja concluída em 2016. “O custo que estamos falando é da obra civil, que é de R$ 1,2 bilhão. Não estamos colocando frota, sinalização, etc. Hoje, uma obra toda enterrada está em torno de R$ 450 milhões, portanto o custo global dela com tudo fica em torno de R$ 4 bilhões“, explicou Jurandir.

Estações da Linha 15 – Branca:

Dutra  (futuro acesso a Linha 19-Celeste: Água Espraiada – Guarulhos)
Paulo Freire 
Tiquatira (acesso a Linha 12 – Safira da CPTM)
Penha de França (futuro acesso Linha 21 – Grafite: Pari – Nordestina)
Penha (acesso á Linha 3-Vermelha)
Aricanduva 
Nova Manchester
Guilherme Giorgi 
Vila Formosa 
Anália Franco (futuro acesso á Linha 6-Laranja: Bandeirantes – Cidade Líder) 
Água Rasa
Orfanato
Vila Prudente (acesso á Linha 2-Verde e ao Monotrilho Expresso Tiradentes) 

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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