Reportagem curiosa do portal R7 diz que investir em bicicleta como meio de transporte não é uma boa opção para a capital paulista. De acordo com a reportagem, o veículo é frágil e de pequeno porte, não tem condições de disputar espaço com os carros e não tem capacidade de aliviar o denso tráfego da maior cidade do País. A reportagem se baseia por especialistas que dizem não acreditar na viabilidade das bicicletas para desafogar o trânsito de São Paulo.
Para Getúlio Hanashiro, especialista em trânsito e ex-secretário de Transportes de São Paulo, do ponto de vista da fluidez e de acidentes, não há condições de colocar bicicletas para competir com carros e poucas vias da cidade têm espaço para ciclovias. Ele é contra corta vias dos carros para dar espaço as bicicletas: “Para implantar ciclovias em alguns locais, teria que reduzir a faixa de trânsito [de carro]. A própria Secretaria de Transportes vem defendendo que ampliar a faixa de rolamento tira vagas de estacionamento. Precisamos de infraestrutura diária para melhorar”.
Já Horácio Augusto Figueira conta que a questão topográfica de São Paulo é um problema para a movimentação de bicicletas. A cidade tem muitas ruas íngremes e com falhas nas calçadas. Ele também afirma que a bicicleta é um transporte individual, o que não resolve o problema de fluxo de um grande número de pessoas: “A bicicleta é um transporte individual. Ela não vai resolver o problema de 10 mil passageiros por hora e ainda vai usar um espaço maior [das vias]. Os corredores de ônibus com faixas à direita e à esquerda seriam a melhor opção”
Figueira conta que, para solucionar o problema do trânsito, é preciso investir maciçamente na ampliação das redes de metrô, trem e ônibus. Na opinião dele, a população da cidade ainda precisa se educar sobre o uso da bicicleta para que ela se torne viável.
A reportagem só esqueceu de mencionar que em países desenvolvidos, o uso da bicicleta como meio de transporte é sim muito bem vindo. Na Holanda por exemplo, existem cerca de 18 milhões de bicicletas para 16,5 milhões de habitantes. Há, ao todo, 17.701 ciclovias e 64. 336 vias totalizando 29 mil quilômetros à disposição dos ciclistas. O que falta é a educação do motorista, não só para conviver com o ciclista, mas com os pedestres e com os próprios outros motoristas.
O uso da bicicleta também ajuda a reduzir a poluição do ar, causada pelo tão amado meio de transporte dos tais especialistas: o carro!
Por Renato Lobo