Mobilidade Urbana

Organizações sociais querem transporte público grátis no Dia Mundial Sem Carro

 Rede Nossa São Paulo e outras 33 organizações da sociedade civil entregaram ofício na Prefeitura de São Paulo solicitando que o sistema público de transporte coletivo não cobre tarifa dos passageiros durante todo o dia 22 de setembro deste ano. Na data, que cairá num sábado, comemora-se o Dia Mundial Sem Carro.

De acordo com as entidades que subscrevem o documento, o acesso a ônibus, metrô, trens e trólebus grátis, em data tão simbólica, permitirá ao cidadão uma experiência fundamental de valorização da mobilidade inclusiva, democrática e de menor impacto ambiental, além de atender à Política Nacional de Mobilidade Urbana (estabelecida pela Lei 12.587/2012), sancionada no início do ano, que prioriza o transporte público coletivo e não motorizado.

Entregue na Prefeitura de São Paulo e na Secretaria Municipal de Transportes, no dia 22 de agosto – um mês antes do Dia Mundial Sem Carro –, o ofício argumenta ainda que a medida, caso seja aprovada, reforça a realização de campanhas e programas para ganhar adeptos ao não uso de carros.

Além da capital paulista, documento semelhante também está sendo protocolado em cidades vizinhas da região do ABC. Já receberam o ofício as prefeituras de Diadema, Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. O município de Mauá será o próximo a ser notificado da solicitação.

Até o momento, o prefeito de São Paulo não respondeu se aceitará ou não a proposta das organizações.

O pedido ao prefeito de São Paulo e de outras cidades da Região Metropolitana é uma das ações destinadas a chamar a atenção para a Semana da Mobilidade, que acontece em São Paulo entre os dias 16 e 22 de setembro.

Diversas outras atividades estão sendo organizadas pelas entidades que integram o Coletivo da Mobilidade para marcar o período. Clique aqui e veja as ações já confirmadas.

Uma das principais demandas do coletivo é a elaboração de um Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis para a Cidade. O Plano deve incorporar diretrizes estratégicas e necessárias para garantir o acesso à cidade para todos os cidadãos, tais como:

– Prioridade ao transporte público, com ampliação da rede de metrô e implantação nas principais vias da cidade de corredores expressos de ônibus que possibilitem a ultrapassagem;

– A adequação das calçadas aos pedestres, cadeirantes e a todos os que nelas circulam. A Secretaria Municipal de Transporte poderia instituir um departamento para construir e fiscalizar as calçadas;

– A criação de um plano de 500 quilômetros de ciclovias, somados a redes complementares nas 31 subprefeituras, e a integração delas com o transporte público;

– O adensamento populacional nas áreas centrais da cidade, que possuem melhor infraestrutura, e estímulo à descentralização de serviços e atividades para os bairros e subprefeituras da cidade – as duas medidas em integração com as políticas de habitação;

– O estabelecimento de metas para cumprir o plano e um programa de educação sobre mobilidade com o objetivo de mudar o comportamento de motoristas, pedestres e ciclistas;

– Participação popular na execução do plano, com a eleição e o funcionamento do Conselho Municipal de Transportes, bem como a criação de uma comissão de acompanhamento das medidas.

Com as informações de Rede Nossa São Paulo | Imagem de Wesley Araujo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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