Tecnologia

Alemães testam o maior ônibus do mundo, que deixa para trás Topbus e Ligeirão Azul por 2 metros

O maior ônibus não esta mais em território Brasileiro. Segundo o site The Local, a cidade de Dresden, na Alemanha, em breve contará com o maior coletivo do mundo circulando pelas ruas da cidade. Ainda em fase de testes, o ônibus apelidado de Autotram possui 30 metros de comprimento e capacidade para transportar 256 passageiros.

De acordo com o site, o Autotram conta com mecanismos especiais em seus quatro eixos que seguem a direção dos eixos anteriores de maneira precisa, permitindo que seja mais fácil manobrá-lo nas curvas. Não é necessário uma carteira de motorista especial para dirigir o veículo, o que significa que qualquer motorista de ônibus poderá conduzi-lo.
Ligeirão alemão

Os engenheiros responsáveis pela novidade calculam que o custo de construção do Autotram e de toda a infraestrutura necessária para recebê-lo seria de aproximadamente € 10 milhões por quilômetro (cerca de R$ 25,3 milhões).


No Brasil, até então tínhamos o Topbus produzido pela encarroçadora de ônibus Caio Induscar. Em um chassis bi-articulado estes ônibus de 28 metros tem capacidade de transportar 195 passageiros, 48 sentados e 147 em pé além de um cadeirante. Outro gigante é o Mega BRT Biarticulado da Neobus, batizado de Ligeirão Azul no sistema de Curitiba, também com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, o qual utiliza biocombustível e abre os semáforos por meio de sensores.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus