CPTM

Expresso Leste pode chegar em Suzano em 2013

O Expresso leste pode chegar a Suzano um pouco mais cedo do que o prazo anunciado para julho de 2014, data que já havia sido prorrogada. De acordo com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o gorverno estuda antecipar para o fim de 2013 a chegada dos trens mais novos em Suzano. Jurandir diz que as obras de reforma da nova estação estando dentro do cronograma e que a aquisição de nove trens para a Linhas 11 – Coral (Luz/Estudantes) são fatores que devem contribuir para a redução do prazo:

O prazo inicial é 2014, mas estamos fazendo de tudo para entregar antes do previsto”, afirmou Jurandir, que disse ainda: “A determinação do governador Geraldo Alckmin é promover uma viagem com conforto aos usuários do Alto Tietê, eliminando o chamado transbordo em Guaianases. A idéia é transferir para Suzano a baldeação dos usuários que viajam entre Mogi das Cruzes e a capital. Atualmente, as transferências ocorrem na estação Guaianazes, o que causa transtorno para milhares de usuários da região, que todos os dias sofrem com o aperto e o empurra-empurra para entrar e sair dos trens nos horários de pico. Nove trens devem vir para Suzano neste semestre, sendo que um deles deve fazer uma viagem teste no mês que vem, para avaliar o impacto do Expresso na cidade“, detalhou o secretário estadual.

Sobre estas composições, tratam-se dos trens da série 9000 que estão sendo fabricados pela Alstom. Terão oito carros com salão contínuo e serão acessíveis para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, contando com dispositivos de orientação para deficientes visuais e auditivos.

Veja Também: Expresso Leste pode chegar na Barra Funda

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus