Trólebus

Trólebus não voltarão para Casa Verde

Com a chegada de novos trólebus no sistema de São Paulo, muitos usuários leitores do Via Trolebus perguntam se o serviço voltará para a Casa Verde. O bairro, assim como as avenidas Engenheiro Caetano Alvares, Ordem e Progresso, Marques de São Vicente e Rio Branco, por onde trafega a Linha 9300, é provido de tecnologia para o sistema trólebus, sendo que grande parte do trajeto possuí rede elétrica, cabos alimentadores e estações retificadoras.

A SPTrans afirmou via Twitter que “A região passa por estudos de modernização. Portanto, não há previsão de retorno de operação dos trólebus no local”. Desde 2005 os trólebus deixaram de circular na linha, dando espaço aos ônibus a diesel da empresa Sambaíba.

A medida adotada pela SPtrans vai na contra mão dos investimentos que vem sendo feito no sistema, como a aquisição de novos veículos e a modernização da rede elétrica. O trólebus funciona muito bem em corredores exclusivos, existentes justamente nestas avenidas, por possuir aceleração e velocidade constante. Por trafegar em linha reta nestas faixas, a probabilidade de quebra de rede elétrica ou escape de alavancas é muito menor. O corredor de trólebus do ABD é o melhor exemplo.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus