Trólebus

São Paulo terá ônibus chines movido a bateria

A BYD, empresa Chinesa vai trazer para o Brasil 50 ônibus elétricos. A Companhia deve se estabelecer com fábricas em nosso país. “O grande problema das grandes cidades é a emissão de fumaça preta proveniente do diesel. Com essa tecnologia podemos reduzir os índices de poluição do ar”, diz o  presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Chalés Tang.

O Ecofrota é um programa para tornar a frota de ônibus menos poluente até 2016. Para isso, estão rodando em fase de teste veículos a etanol, diesel de cana. E justamente nesse novo mercado que está se formando que a BYD vai se instalar e planeja lucrar.

O Veículo conhecido como  K9, é movido por baterias de fosfato de ferro, sendo recarregáveis quando o veículo está na garagem.

Enquanto isso frota de trólebus encolhe

Novas tecnologias sempre são bem vinda, mas o trólebus que está aí e possuí grandes inovações que minimizam muito seus inconvenientes, como escape de alavancas, ainda não é prioridade. Dos 213 ônibus elétricos previsto para rodarem mediante a assinatura do contrato de concessão da área 4, apenas 190 rodam, sem pespectiva de aumento desta tecnologia que é 100% nacional.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus