Trólebus

Vídeo: trólebus aciona a chave sem precisar acelerar e frear em seguida

YouTube video

Acima o vídeo disponibilizado por Samuel Tuzi onde o trólebus faz uso da mais nova tecnologia agregado aos novos veículos. Antes, ou nos veículos mais antigos para que o ônibus possa trocar de rede, e consequentemente de trajeto o trólebus precisava da aceleração do veículo alguns metros antes do aparelho instalado na rede aérea  para que a maquina entenda que o trólebus vai mudar de caminho. Acontece que logo em seguida o motorista precisa frear o veículo para evitar o escape de alavancas.

Agora uma inovação que está presentes nos novos trólebus que estão chegando em São Paulo, é um sistema que permite que esta maquina situada na rede aérea troque a direção em que o veículo poderá seguir apenas com um toque de botão do motorista. O acionamento do botão manda energia para o banco de resistores em cima do trólebus, o que aumenta a intensidade de corrente na rede, e aciona a chave controle remoto.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus