No próximo feriado municipal de 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, a SPTuris e o Movimento Respira São Paulo realizam um passeio de trólebus no centro histórico da capital, passando por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé. Este é o 7º ano que ocorre o passeio.
O evento vai ocorrer das 9h às 16h. Para melhor organização, senhas para participar dos passeios serão distribuídas a partir das 8h30. As senhas estão divididas por hora e são limitadas.
O ponto de partida será o Pateo do Collegio, origem da cidade de São Paulo. A viagem, gratuita, tem duração de 40 minutos e desvenda as preciosidades de nossa história, presentes no dia-a-dia de quem transita pelo centro, mas que muitas vezes passam despercebidas em meio à correria. O trajeto será acompanhado por guias especializados na história do município.
A cidade de São Paulo foi pioneira no uso do trólebus no Brasil. Inaugurou sua primeira linha em abril de 1949, fazendo o percurso Aclimação-Praça João Mendes. O sistema é um patrimônio da cidade e este percurso histórico e ecológico constitui também uma homenagem aos seus 62 anos da existência na capital.
O trólebus é um veículo limpo, de baixo ruído, silencioso, confortável (sem trancos), com velocidade adequada para o tráfego urbano e, sobretudo, não emite gases prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. Ou seja, apresenta ganhos em mobilidade, conforto na viagem e redução dos gastos em saúde pública.
Serão disponibilizados 10 veículos, sendo parte da frota da Metra, empresa que administra o corredor São Mateus – Jabaquara e parte do consórcio Leste 4.
Trajeto
Pateo do Collegio
Rua Boa Vista
Rua Líbero Badaró
Viaduto do Chá
Av. São João
Av. Ipiranga
Praça da República
Av. São Luiz
Xavier de Toledo
Viaduto do Chá
Rua Líbero Badaró
Largo São Francisco
Praça da Sé
Pateo do Collegio
Foto: Rafael Asquini