TAV

TAV não terá plano B, diz diretor da ANTT.

Bernardo Figueiredo, que é o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), afirmou na ultima sexta-feira (21/10), que o projeto do TAV não tem “plano B”:

“Eu não trabalho e acredito que o governo também não trabalha com a possibilidade de não fazer [o trem-bala]”, afirmou o diretor ao Valor Econômico.

Alternativas como trens de média velocidade, como o projeto anunciado pelo governo de São Paulo para ligar Campinas e a capital paulista, estão descartados por parte do governo Federal: “Por que, em pleno século 21, vou fazer uma ferrovia para o século passado? Não faz sentido”, diz.

Sobre as regras do edital, o diretor da ANTT diz que, independentemente de as normas agradarem as companhias, o trem-bala sairá do papel.

“Se as empresas não se interessarem pela modelagem (e não houver candidatos ao leilão), reformulamos e fazemos novamente”, diz.

Atualmente o governo tem conhecimento de cinco grupos de empresas interessados no processo de licitação, segundo ele.

Figueiredo diz que o governo está em fase final de discussão das regras. A previsão é publicar o edital em dezembro e fazer o leilão em seis meses, a partir da publicação.

Por Renato Lobo, com as informações de Valor Online

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus