Mobilidade Urbana

Ruído dos ônibus em SP cresce em 2011

Não só de ar poluído a nossa São Paulo está infestada. Segundo dados da SPTrans, entre os meses de Janeiro e Setembro deste ano, foram reprovados 914 ônibus por emissão de ruído acima do que é permitido. Passaram por análise mais de 8 mil ônibus. O índice de reprovação chegou a 6% dos mais de 15 mil coletivos que circulam na capital paulista.

Este reprovação é quatro vezes superior em comparação com 2010. No ano passado foram lacrados 192 ônibus por emissões de ruído acima do permitido.

Nesta análise a SPtrans tolera até 92 decibéis de ruído externo para ônibus com motor dianteiro, e 98 decibéis para ônibus de motor traseiro ou central. 84,9 decibéis de ruído dentro do ônibus, independentemente da posição do motor do veículo. Mas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que para o conforto dos passageiros é recomendado até 50 decibéis. Alguns dos ônibus vistoriados emitiam mais que o dobro, com 110 decibéis.

Um boa solução para este problema, além de ônibus mais novos, é a expansão da frota de trólebus, este que emitem muito menos ruído que os ônibus convencionais além de não poluir o meio ambiente. Só que nos últimos anos o sistema foi sucateado. Em 2000 eram quase 500 trólebus. Hoje a frota não passa de 200.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus