Paris tem aumento de velocidade média com redução de velocidade

Ainda sobre a redução das velocidades máximas nas marginais, e acalorada discussão entre os que são contra e os que são favoráveis: a prefeitura de São Paulo divulgou em seu site uma notícia de um jornal Frances que retrata possíveis benefícios que a cidade de Paris teve em reduzir velocidades máximas de vias com as mesmas caraterísticas das nossas marginais, ou seja, vias expressas.

No anel viário da capital francesa, a velocidade foi reduzida de 80 km/h para 70 km/h, mesma velocidade praticada nas pistas expressas das marginais.

Entre os benefícios, o jornal destaca:

Menos acidentes

Foi registrado redução de 15,5% em acidentes em 2014 , em comparação a 2013 (627 contra 742), sendo como “nível mais baixo em uma década”, de acordo com a Prefeitura de Paris e a autoridade policial.

Maior velocidade média

Nos horários de pico na parte da manhã, a velocidade média aumentou de 32,6 km/h em 2013 para 38,4 km/h em 2014, alta de 18%. À noite, foi de 30,3 km/h a 33,9 km/h, um aumento de 12%. O Jornal atribui a alta na velocidade por reduzir o chamado “efeito sanfona”, ou seja, o “anda e para” quando os motoristas podem desenvolver maiores velocidades.

Multas no entanto, aumentaram

Se o artigo publicado pela prefeitura tem o objetivo de desmentir os inúmeros malefícios da redução da velocidade, um dos argumentos das pessoas que são contra não é derrubado no texto: o número de multas.

Em Paris, entre 2013 e 2014, houve uma explosão do número de infrações: 461.596 infrações foram registradas em 2014 contra 138.138 em 2013 (um aumento de aproximadamente 3,5 vezes). O jornal atribui o crescimento ao aumento do número de radares instalados nas vias.


Autor: Renato Lobo

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Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

9 Comentários deste post

  1. Por isso que digo que o brasileiro tem a síndrome de que em outro país e diferente ou melhor,se for aqui nunca vai funcionar,piada.

    Rodrigo Santos / Responder
  2. Mais aqui o código de trânsito determina velocidade minima de 40 KM/h em vias expressas sendo essa a metade na máxima, portanto 80 KM/h

    mauri / Responder
    • Art. 62. A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, RESPEITADAS AS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE TRÂNSITO E DA VIA.

      Rodrigo Cunha / (em resposta a mauri) Responder
    • Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

      § 1º Onde NÃO EXISTIR SINALIZAÇÃO REGULAMENTADORA, a velocidade máxima será de:

      I – nas vias urbanas:

      a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:

      b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;

      c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;

      d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

      Rodrigo Cunha / (em resposta a mauri) Responder
  3. Eu peguei a Marginal no contra fluxo um dia antes de entrar em vigor e realmente não tinha gostado da redução muito drástica, pois se souber dirigir com segurança, sinalizando com antecedência e sem abusar, não vejo problemas em manter a velocidade antiga.
    Temos dois problemas nesse país, que é a vontade de fazer política pensando sempre em curto prazo e escolhendo o caminho mais fácil.
    Todos nós sabemos que o problema dos acidentes está na educação dos motoristas. Quantas vezes você mudou de faixa sem dar seta ou deu faltando 1 segundo para virar e fechou o carro ao lado? Quantas vezes excedeu o limite de velocidade perigosamente ponto em risco a vida dos outros? É claro que reduzir o limite é muito mais fácil do que tentar reeducar motoristas, motociclistas e afins, e isso dará visibilidade nas eleições do ano que vem.
    Independente se está ação é boa ou ruim, o que eu mais vejo nesta acalorada discussão é apenas pessoas que pensam em causas em benefício próprio. Que tal pensar no coletivo e propor quais melhorias seriam interessantes para redução de acidentes nas marginais?

    Fábio Oliveira / Responder
  4. Então segue minha sugestão:
    • Volta a velocidade máxima de antes;
    • Melhora a sinalização, iluminação em curto/médio prazo;
    • Aumenta a quantidade de radares e cria notificações de aviso para a primeira infração semestral desde que não seja gravíssima, como estar muito acima da velocidade;
    • Ser mais transparente em mostrar o dinheiro das multas melhor aplicado, como por exemplo na aplicação de melhorias na própria via onde a multa ocorreu.

    Ando sempre de condução por não ter condições de ir todo dia de veículo próprio e temos outros problemas como a falta de mais linhas metroviárias ligando mais o estado para redução de carros nas ruas entre outras coisas, mas reduzir a velocidade só fará aumentar a arrecadação de multas, como foi em Páris e talvez reduza um pouco os acidentes, mas não seria o ideal se pensar em atacar a raiz do problema.

    Fábio Oliveira / Responder
  5. É pessoal eles estão falando de estatística mais vamos a elas passa por dia 38 mil veículos nas maginais isto da 13.870.00 por ano os acidentes forão 1400 acidentes isto não dá nem um %pocento de um %pocento ou seja é só para roubar o nosso dinheiro e sem fala nas habilitação que serão suspensa porque ele não coloca logo faixa de pedestre e faróis. A e ciclovia está não pode falta né .a ia esquecendo um veículo pului mais em em 50 por hora do que a 70 e 90 por hora ele tá bem preocupado com o nosso bem está ?

    Rui / Responder
  6. Conforme a foto a velocidade da pista em Paris é 80 km/h, para quem vai entrar a direita que é 50 km/h.Observem as placas do lado esquerda 80 km/h e a placa da direita 50 Km/h . É uma pista pior que as marginais e um pouco parecida com a 23 de Maio ou a Av do Estado . É norma de trânsito diminuir a velocidade quando sair de uma bia expressa para uma secundária.

    Julio Jesimiel Gotardo / Responder
  7. Somos da família PT, mas ultimamente temos passado por muito constrangimento, com todas as acusações de corrupção que não acreditamos. Para piorar nossos Prefeitos/representantes de São Paulo e Osasco não sai da midia com essas iniciativas ridículas de redução de velocidade na cidade que jãa anda a passos de tartaruga, implantacao de radares pra tudo qto é buraco e essas ridículas ciclofaixas. Me ajudem a defender o Partido pelo amor de Deus!

    Evaldo / Responder

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