Licitação do Trem InterCidades SP-Campinas sai em março

Renato Lobo | Via Trolebus

O edital para a implantação do Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas deve sair em março, de acordo com uma entrevista do Governador João Doria, ao jornal Correio.

O processo prevê junto com o serviço de trem de viagem, a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, além da extensão do trem parador de Francisco Morato até Campinas.

Já sobre o TIC, o serviço deve ser vendido por assento marcado. A previsão é ligar as duas cidades em 60 minutos, com composições que devem correr acima dos 100 km/h. Os comboios, que vão partir da estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, poderão ser ou de 12 carros ou de dois andares.

Renato Lobo | Via Trolebus

Prazos

Segundo nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM em outubro sobre a audiência pública do projeto de Trem InterCidades, assim como o processo de Consulta Pública, o “prazo de execução total do projeto é de 7 anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do TIC em 4 anos.”– diz a nota. Ou seja, se os contratos foram assinados em 2022, no melhor cenário o passageiro vai viajar no trem mais rápido do Brasil em 2026. Em um cenário mais pessimista, apenas em 2029.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus