CPTM já projetou “trem especial” entre Guarulhos e Congonhas, paralelo à marginal

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Imagine em uma cenário hipotético, um passageiro que desembarca no Aeroporto de Congonhas, e precisa se deslocar até o Aeroporto de Guarulhos para seguir sua viagem aérea. Se tudo correr como prevê o governo estadual, em 2022, este passageiro vai poder fazer seu deslocamento por meio do transporte sobre trilhos.

Mas, para percorrer o trecho, terá que utilizar ao menos quatro linhas, se der sorte e conseguir utilizar o Expresso Aeroporto partindo da Luz, por meio das linhas 17-Ouro, 5-Lilás, 1-Azul e 13-Jade.

Agora imagine um trem direto, sem paradas entre os dois entre os mais movimentados aeroportos Brasileiros. Este projeto foi imaginado pela CPTM, e contava em um relatório chamado “Modernização da malha da CPTM” do ano de 2003″, e o documento revela uma série de linhas que nunca saíram do papel.

O chamado “Trem Especial”, partia de Guarulhos até uma estação que ficaria em um Parque da Zona Leste. Depois o trem correria paralelo A Rodovia Ayrton Senna, a Marginal Tietê chegando até a Rodoviária do Tietê, e seguia até a Barra Funda. Em uma parada em Campo de Marte, partiria um ramal rumo a Congonhas, paralelo a Linha 1-Azul, até que em Paraíso, iria em direção ao Ibirapuera e depois chegaria até Congonhas:

Neste relatório não consta se a linha seria subterrânea ou em superfície. Neste relatório constava uma projeção de funcionamento do novo sistema em 2020.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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