Metrô de BH pode ser estendido em contrapartida de concessão de ferrovias

O Metrô de Belo Horizonte poderá ser expandido em contrapartida da renovação da concessão de ferrovias, de acordo com o deputado federal Diego Andrade (PSD).

“Esta é uma questão histórica e que as pessoas ficam muitas vezes desacreditadas devido à falta de recursos. Mas teremos a renovação de concessões das ferrovias brasileiras e a maior parte está em Minas Gerais. Vamos conversar para que possamos exigir, como contrapartida da renovação, a execução da ampliação da linha até o Barreiro”, disse o parlamentar.

Uma audiência pública será realizada na próxima quinta-feira, 11 de abril, e contará com ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. “A presença do Kalil é muito boa, pois ele é incisivo e faz uma boa administração e é um assunto direto pra BH. Temos uma oportunidade única de viabilizar um dos gargalos que a bancada é tão cobrada que melhorará o trânsito para os belo-horizontinos e mineiros”, conta Diego.

Há projetos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU para a ampliação do meio de transporte, que corresponde a Linha Dois do metrô de BH, ligando a região do Barreiro ao Calafate.

Obras foram iniciadas em, 1998, mas paralisadas em 2003, permanecendo assim até hoje.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus