Leilão do monotrilho da Linha 15-Prata ocorrerá na segunda-feira (11)

A Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM deve realizar o leilão do monotrilho da Linha 15-Prata na próxima segunda-feira, 11 de março. A empresa ou consórcio que vender a disputa, deverá operar a linha que atualmente liga a Vila Prudente até a estação Vila União, e futuramente chegará até São Mateus e Jardim Colonial.

A concessão deveria ter sido feito no ano passado, mas a pasta postergou o processo em atendimento a pedidos de empresas nacionais e internacionais interessadas em participar da concorrência.

De acordo com a STM, o adiamento foi por conta da “ quantidade e complexidade dos questionamentos recebidos de empresas nacionais e internacionais do setor interessadas em participar da concorrência que devem ser cuidadosamente analisados e respondidos”.

Ao assumir o monotrilho, o setor privado não deverá construir novos trechos e prolongamentos. As obras serão de responsabilidade do estado.

Sindicato contesta concessão

O Sindicato dos Metroviários, em coletiva de imprensa, diz que a concorrência seria de “cartas marcadas” para que o Grupo CCR leve a disputa.

O grupo já atua na operação e administração das Linhas 4-Amarela [Luz – São Paulo Morumbi] e 5-Lilás [Capão Redondo – Chácara Klabin] do Metrô de São Paulo, e futuramente deve operar o monotrilho da Linha 17-Ouro [Aeroporto de Congonhas – Morumbi].

A CCR também participou de um chamamento público de aprofundamento de estudos para a Parceria Público-Privada – PPP das Linhas 8–Diamante [Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno] e 9–Esmeralda [Osasco-Grajaú], da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O atual governo trabalha para concluir a concessão das duas ferrovias.

Já a SMT disse que “a disputa na modalidade internacional visa justamente ampliar a concorrência e que o ativo investido na construção da linha e na aquisição de trens não está incluso na concessão. Não se trata de privatização. Portanto, as alegações do Sindicato dos Metroviários são totalmente descabidas.”.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus