No sexto e último capítulo da Série “São Francisco/San Diego” vamos falar sobre o chamado “Muni Metro”, na cidade de São Francisco. Nas postagens anteriores, o blogueiro Caio Lobo trouxe relatos de sua experiência com os sistemas de transporte das duas localidades. Neste texto, completamos a análise deste panorama em parte da Califórnia com dados divulgados pelas estatais.

O sistema nada mais é que uma rede de Veículos Leve Sobre Trilhos (VLT), com a singla LRT (light rail transit), sendo uma evolução e aproveitamento da malha de bonde criado em 1990, e atualmente administrado pela “San Francisco Municipal Transportation Agency” (SFMTA), divido em sete linhas, com nove estações subterrâneas e 24 na superfície. A malha possui ao todo 115 quilômetros.

Diferentemente como na maioria dos sistemas de VLT, parte dos trajetos é feito em tuneis. A média diária de passageiros antedida é de 128.500 passageiros, sendo o terceiro sistema de Metrô Leve mais movimentado dos Estados Unidos. Sua frota é composta por 151 veículos.

Estudos seguem no sentido de expandir a rede, parte deles com financiamento federal, sobretudo na área central da cidade, com previsão de operação em 2019.