Conhecendo o sistema BART de São Francisco

Caso chegue de avião em São Francisco e deseja sair do aeroporto e ir em direção ao centro, a melhor opção é o BART. Mas o que é o BART? Nada mais é que um trem de que faz trajetos em superfície e subterrâneo, saindo da cidade.

Estação do BART | Foto: Caio Lobo

Estação do BART | Foto: Caio Lobo

 

A sigla significa Bay Area Rapid Transit. Seria como se fosse a CPTM e a SuperVia que conhecemos. Os trens são um pouco antigos mas com assentos almofadados e espaçosos.

Não há uma tarifa única para o este sistema. Você deve pagar pelo trajeto que irá fazer. Como não tinha bilhete único, paguei pelo valor que iria ligar o Aeroporto a estação Center Civic, a mais perto da onde estava hospedado.

Interior do trem do sistema BART

Interior do trem do sistema BART

Desembolsei US$ 8,95 por este trecho. Para adquirir o bilhete, você deve inserir o dinheiro e optar pelo valor desejado. A máquina só devolverá, no máximo, US$ 4,95 de troco. Eu só tinha, na ocasião, uma nota de US$ 20 e tinha que trocar por 2 de US$ 10, no mínimo, para não sair perdendo.

Maquinas de Autoatendimento do Bart | Foto: Caio Lobo

Maquinas de Autoatendimento do BART | Foto: Caio Lobo

Olhei ao lado e havia uma outra maquina onde devolvia trocos. Inseri minha nota de US$ 20 e recebi 4 notas de US$ 5. Voltei na outra máquina e comprei o bilhete.

Bloqueios de uma das estações | Foto: Caio Lobo

Bloqueios de uma das estações | Foto: Caio Lobo

O sistema BART possui 4 linhas e 45 estações, em uma malha de 167 km de extensão. Há estação também no Oakland International Airport. No trem, presenciei pessoas com suas bikes e outras com animais domésticos na coleira. Mais informações podem ser adquiridas em https://www.bart.gov/

bart3


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

13 Comentários deste post

  1. Bacana, isso é q o Rio deveria ter, nao BRT.

    matheus / Responder
    • Eu pensei nisso também quando vi a foto do trem no meio da auto estrada podia ser assim na Av Brasil e não o BRT como estão fazendo aqui no Rio com o BRTtransbrasil.

      MARCELOOLIVEIRA / (em resposta a matheus) Responder
  2. poxa…olhando essa foto a linha 17 deveria ser metro convencional correndo no canteiro central da roberto marinho

    haroldo / Responder
  3. Se não me engano foi nesse aí que foi inspirado o metro de sp

    fabiano / Responder
  4. Como em SP o lindo governador gosta de estações faraônicas sem chance uma linha assim parecida.

    Rodrigo Santos / Responder
    • Rodrigo concordo com vc aqui no Brasil(falo RJ e SP não conheço os outros estados) as estações são faraônicas mesmos e isso encarece muito os projetos veja no metrô de NY as estações são velhas e horrorosas mais a malha é bem espalhada por lá.

      MARCELOOLIVEIRA / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
  5. No começo eu até achava que não daria certo uma linha de metrô aqui no Rio no meio da av Brasil, maior via do Rio, e achei o BRTtransbrasil mais oportuno mais vendo essa foto do metrô nno meio da alta estrada, tenho certeza que estamos jogando dinheiro público no lixo com o BRT transbrasil que já vai nascer saturado mesmo eles falando que vão rodar somente onibus Biarticulados.

    MARCELOOLIVEIRA / Responder
    • Com certeza, BRT em metrópoles do porte Rio/São Paulo é dinheiro jogado fora· As linhas já feitas já sofrem com total saturação no horário de pico· O trajeto da TransCarioca deveria ser nada menos que metrô, pois liga o aeroporto internacional com a Barra, que já é gigante e terá um crescimento populacional considerável até 2040/2050· Eu vi um debate com uns especialistas e políticos numa TV pública da cidade, no YouTube falando do futuro do transporte metropolitano no Rio, e um deles disse que a previsão é que toda região da Barra terá mais de 1 milhão de habitantes até as décadas citadas· Com a TransOeste, fica quase impossível a futura necessária expansão da Linha 4 até o final do Recreio, pelo menos·

      Зарастроика / (em resposta a MARCELOOLIVEIRA) Responder
  6. O BART chega a velocidades de 120 Km/h é muito rápido. Eu já usei. E também foi o primeiro serviço de trem construído nos EUA que foi construído submerso em águas profundas, a baía de São Francisco.

    Vitor / Responder
    • Curioso que mesmo estando em um lugar que tradicionalmente se usa bitola standard (1435mm), o BART foi feito em bitola indiana (1676mm)
      E eu achando bacana os metros tupiniquins serem tipicamente em 1600mm… De qualquer forma, o que importa mesmo é não ter quebra de bitola dentro do sistema.

      Pedro Lucas / (em resposta a Vitor) Responder
  7. O BART é interessante, porque tecnicamente é um metrô, porém o sistema é feito num modelo de serviço híbrido metrô-commuter rail, por isso tem características típicas de trem, como o espaçamento maior de estações e headway longo nas linhas suburbanas·

    É um meio-termo interessante entre cidades que não conseguem decidir entre o trem ou o metrô, esse sistema deveria ser mais notado·

    Зарастроика / Responder
  8. Quase 30 reais para percorrer um trecho de 23 KMs? Estou perplexo e o povo acima ainda reclamando de estações faraônicas de São Paulo comparando-a com uma cidadezinha de porte médio como São Francisco, são uns trouxas mesmo kkkkk!

    Moises / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*