A empresa Siemens e a Stadler venceram licitação para o fornecimento de composições para o sistema de trens rápidos de da capital Alemã, denominada S-Bahn-Berlin. Serão ao todo 1.380 carros, representando 106 composições: 85 unidades de quatro carros e 21 unidades de dois carros.
Os primeiros 10 comboios devem entrar em serviço em 2020, e os restantes até 2023. Os novos trens serão utilizados nas linhas de Ringbahn, incluindo a S41 e S42, e também em linhas de alimentação do sudeste, denominadas S47, S46 e S8.
A Siemens ainda deverá promover melhorias no sistemas de fornecimento de energia, além de sistemas de informação aos passageiros. Os novos trens, que serão fabricados em Berlim, contarão com ar condicionado.
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Operação
A S-Bahn opera 15 linhas com intervalos em média de 20 minutos, exceto nos horários de pico (10 minutos) ou entre uma a quatro horas (30 minutos dependendo da linha e dia da semana). A maioria das estações estão integradas com o sistema de Metrô, formando a espinha dorsal do sistema de transporte rápido da capital Alemã.
O sistema metroviário é denominado U-Bahn, em sua maioria subterrâneo, enquanto os trens do S-Bahn na maioria percorrem seus trajetos em superfície. Enquanto as linhas do U-Bahn se limitam à cidade de Berlim, o S-Bahn cruza as fronteiras da cidade, chegando a cidades próximas. Uma espécie de CPTM de São Paulo ou SuperVia do Rio de Janeiro.
O sistema S-Bahn é operado pela GmbH de Berlim, uma empresa subsidiada pela Deutsche Bahn. Possui uma extensão de 330 quilômetros e 170 estações.