Trem que ligará a capital até o Aeroporto de Cumbica deverá correr em via elevada

O Governo do estado de São Paulo promete para 2014, um trem no padrão metropolitano que ligará o aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos Governador André Franco Montoro, bem conhecido como Cumbica até a estação Engenheiro Goulart, na linha 12 – Safira da CPTM que fará a ligação com o sistema metroferroviário de São Paulo. O consórcio EPC Linha 13 foi homologado pelo governo do Estado para desenvolver os projetos básico e funcional da nova linha da CPTM, a um custo de cerca de R$ 22,2 milhões.

O ponto final da Linha deverá ser em uma estação a ser construída no mesmo nível da área de embarque para os aviões, no segundo andar do aeroporto. Segundo informações do “Jornal da Tarde” a concepção do trajeto ainda é preliminar, e está sujeita a alterações, mas, de acordo com Jurandir Fernandes, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, os trilhos deverão chegar ao aeroporto em uma via elevada.

Segundo ainda a reportagem, a intenção do governo é construir a estação sobre uma parte do estacionamento. Essa área deve ser cedida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero), esta que não confirmou se vai ceder o espaço.

Nove dos onze quilômetros previstos para o ramal Jade devem ser em uma via elevada. Essa foi a escolha para superar obstáculos no caminho. “(O trem) sai da (Estação) Engenheiro Goulart e tem que se elevar logo para passar o Rio Tietê, a Dutra, a Ayrton Senna e uma série de viadutos. Depois, em vez de baixar ao nível do solo, uma das hipóteses é que ele continue elevado”, contou Fernandes.

A estrutura pode acompanhar o traçado da Rodovia Hélio Smidt, e ser montada ao lado do Rio Baquirivu-Guaçu. Ao todo, 120 mil pessoas deverão ser transportadas por dia na Linha 13, que custará R$ 1,2 bilhão. Serão três estações: Engenheiro Goulart, Parque Cecap e Aeroporto. No futuro, o governo planeja estender a linha nas duas pontas. Na capital até a estação Brás e em Guarulho em direção ao bairro dos Pimentas.

Por Renato Lobo, com as informações de Jornal da Tarde

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus