O projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que vai ligar São Paulo a Sorocaba, deve ter o edital final lançado ainda neste semestre. Já o leilão pode ocorrer na segunda metade do ano, após uma série de adiamentos. Trata-se de dois serviços ligando as duas cidades, sendo um deles parador em estações no meio do caminho, e o outro expresso.
A consulta pública já foi realizada, assim como as audiências públicas. De acordo com documentos disponíveis em um repositório do governo estadual, algumas premissas do projeto foram atualizadas. Uma delas trata da definição dos futuros pátios do novo serviço, que poderá entrar em operação na próxima década.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Pátio Sorocaba
O pátio principal do TIC Eixo Oeste deverá ser implantado em Sorocaba e também funcionará como o centro das operações do sistema. Conforme os documentos, o local contará com o Centro de Controle Operacional (CCO), lavador de trens e toda a estrutura administrativa.
O pátio será responsável pela manutenção e abrigo da frota prevista, composta por 16 trens. A área total estimada é de aproximadamente 128 mil metros quadrados. O complexo deverá ser implantado nas proximidades da estação Sorocaba.
O local pode ser instalado na antiga fábrica da Fepasa, próximo a estação Sorocaba:
Pátio Lapa
O Pátio Lapa funcionará como uma base secundária do sistema. No local, estarão concentradas algumas atividades de manutenção, como serviços na rede aérea e apoio à via permanente. O pátio também poderá abrigar cerca de seis trens, que poderão ser inseridos na operação em momentos estratégicos.
A área total prevista para o Pátio Lapa é de aproximadamente 40 mil metros quadrados.




