Metrô instala vigas para monotrilho sobre a Linha 10

Metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo concluiu o posicionamento de duas vigas metálicas que integram as obras de expansão da Linha 15-Prata até a futura Estação Ipiranga, que fará conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM. As estruturas foram instaladas de forma suspensa sobre os trilhos da ferrovia, em uma operação considerada de alta complexidade, realizada ao longo do último fim de semana. As estruturas vão suportar no futuro as vigas-guia do monotrilho, que servirão como trilho para os trens cruzarem a Linha 10.

As vigas fazem parte de um dos trechos estruturais da futura ligação entre os dois sistemas. A primeira, lançada na sexta-feira, possui 39,42 metros de comprimento e pesa cerca de 120 toneladas. Já a segunda, instalada no sábado, tem 38,76 metros e peso aproximado de 118 toneladas. Ambas contam com 2 metros de largura e 2,5 metros de altura.

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Para a execução do serviço, foram empregados dois guindastes de grande porte, com capacidade de 500 toneladas cada, além de 165 toneladas de contrapeso por equipamento. O transporte desse volume de contrapesos exigiu o uso de seis carretas para cada conjunto, evidenciando a complexidade logística da operação.

Metrô de São Paulo

Segundo o Metrô, todo o planejamento foi feito para minimizar os impactos na circulação dos trens da Linha 10-Turquesa. Após a liberação da via pelas equipes da CPTM, cada lançamento teve duração média de uma hora e meia, considerando as etapas de içamento, posicionamento, fixação das vigas e retirada dos dispositivos de suspensão.

A futura Estação Ipiranga integra o projeto de ampliação do monotrilho e deverá atender cerca de 28 mil passageiros por dia. A unidade terá área construída de 10,7 mil metros quadrados, distribuída em dois níveis interligados por seis elevadores e 12 escadas rolantes, além de dois acessos externos. O projeto também prevê a implantação de um bicicletário com 150 vagas.

A expansão da Linha 15-Prata no sentido oeste inclui 1,8 quilômetro de novos trilhos e a conexão direta com a Linha 10-Turquesa, ampliando as possibilidades de deslocamento na zona sudeste da capital. Já no sentido leste, o projeto contempla as futuras estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, que deverão acrescentar cerca de 3 quilômetros à extensão do monotrilho.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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