Prolongamento da Roberto Marinho destrava, e viabiliza extensão da Linha 17

A Prefeitura de São Paulo realizou a licitação que selecionou a empresa responsável pelas obras do Complexo Viário Roberto Marinho e do Parque Linear Água Espraiada. A expectativa é que os trabalhos comecem no primeiro trimestre de 2026, com prazo contratual de até 51 meses, dos quais 48 destinados à execução.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A intervenção é considerada fundamental para viabilizar a futura chegada da Linha 17-Ouro do monotrilho ao Jabaquara. A ampliação permitirá a extensão da linha até o Jabaquara, quando haverá a conexão com a Linha 1-Azul. A obra pode começar em 2029.

O empreendimento tem orçamento estimado em R$ 2,4 bilhões, mas o Consórcio Expresso Roma — formado pela Álya Construtora (antigo Grupo Queiroz Galvão) e pela Odebrecht Engenharia & Construção — venceu a disputa oferecendo R$ 1,8 bilhão, o que representa um desconto de 25% sobre o valor previsto.

Trata-se da continuação da Avenida Jornalista Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes, em um trecho de 3,7 km. Estão previstos três viadutos, entre eles um estaiado sobre a rodovia, além de cinco pontilhões e um túnel de 460 metros.

O projeto prevê ainda três faixas por sentido, ciclovia e uma faixa exclusiva para motociclistas. No sistema de drenagem, haverá a canalização de 1,2 km do córrego Água Espraiada, construção de galerias subterrâneas e reservatórios destinados ao controle de enchentes.

Já o Parque Linear Roberto Marinho ocupará cerca de 314 mil m², com áreas de lazer e um lago para retenção de águas pluviais.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus