VLT de Salvador dá passo importante com nova subestação elétrica

Divulgação

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana avançou mais uma etapa nesta terça-feira (4) com a energização da Subestação Primária Calçada, estrutura essencial para o funcionamento do sistema. A unidade já possui capacidade para alimentar todo o Trecho 1 do empreendimento, que contempla cerca de quatro quilômetros de rede elétrica, permitindo a operação até a Ponte São João.

A Subestação Calçada é uma das quatro unidades primárias do sistema elétrico do VLT, responsáveis por receber a energia da Coelba, reduzir a tensão e direcioná-la às subestações retificadoras. Essas, por sua vez, convertem a corrente alternada em contínua, que alimenta a rede aérea de tração e viabiliza a circulação dos trens.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Segundo o consultor técnico do Consórcio VLT Nerk, Fabrício Magalhães, os três primeiros trechos do sistema contarão com quatro subestações primárias e 20 retificadoras.

“Com a energização da Subestação Calçada, que reduz a tensão de 69 para 13,8 kV, já podemos alimentar boa parte do Trecho 1. Essa estrutura permitirá testar a rede aérea de tração, as retificadoras e os trens, garantindo o avanço das próximas fases do projeto”, explicou Magalhães.

A conclusão dessa etapa representa um marco no cronograma das obras do VLT, que seguem em ritmo acelerado. O sistema promete ampliar a eficiência e sustentabilidade do transporte público e reforçar a integração da mobilidade urbana na capital baiana e em sua região metropolitana.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus