O Metrô de São Paulo projeta o início das obras da futura Linha 20-Rosa para 2028, segundo o presidente da companhia, Júlio Castiglioni, em declaração publicada pelo site Diário do Grande ABC.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O novo eixo metroviário partirá de Santo André, no ABC Paulista, em direção à zona oeste da capital, com término previsto na estação Santa Marina. O traçado deve contemplar cidades e bairros como São Bernardo do Campo, Cursino, Moema e Vila Madalena. A primeira fase, entretanto, poderá ser implantada apenas entre o ABC e a estação Saúde.
Castiglioni também destacou a recente publicação do decreto que autoriza a instalação do pátio de trens em São Bernardo do Campo, medida anunciada na semana passada.
“Na semana passada, o governo do Estado publicou o Decreto de Utilidade Pública de uma área para o pátio no ABC, que vai dar a oportunidade de iniciarmos essas obras, provavelmente, em 2028”, afirmou o presidente do Metrô.
Atualmente, a Linha 20-Rosa está na fase de projeto básico, com previsão de conclusão para 2026.
“Esta etapa de engenharia é muito complexa. É um investimento milionário e um trabalho bastante denso, que estará pronto em setembro de 2026. Em 2027, publicaremos o edital e, em 2028, iniciaremos as obras”, completou Castiglioni.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus





