A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) publicou, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (31), a Deliberação nº 567/2025, que aprova a integração física e tarifária entre linhas intermunicipais operadas pelo Consórcio Intervias. A medida foi aprovada durante a 222ª Reunião Extraordinária do Conselho Diretor da agência.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A deliberação envolve as linhas 032TRO Itapecerica da Serra (Parque Paraíso) – São Paulo (Metrô Vila Sônia) e 032DV1 Itapecerica da Serra (Parque Paraíso) – São Paulo (Metrô Vila Sônia – Noturno), que circulam via Embu das Artes (Centro), além da linha 811TRO Embu-Guaçu (Chácara Flórida) – Itapecerica da Serra (Valo Velho).
Com a decisão, os passageiros poderão realizar integração tarifária e física entre os três serviços, facilitando o deslocamento entre os municípios da região sudoeste da Grande São Paulo — especialmente para quem utiliza o transporte intermunicipal para acessar o Metrô Vila Sônia, na capital.
A recomendação foi emitida pela Superintendência de Transportes Coletivos (SUCOL) e respaldada pela Nota Técnica SUCOL/GPLA nº 0087111770, que detalha os critérios de operação conjunta e os benefícios da medida.
De acordo com a publicação, o Conselho Diretor da ARTESP ratificou toda a instrução processual e determinou a adoção das medidas necessárias para a implementação da integração. A deliberação foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus





