Expansão da Linha 2-Verde: tuneladora é preparada para retomar escavação

Reprodução: redes sociais

A tuneladora Cora Coralina, utilizada na escavação dos túneis da expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, entre Vila Prudente e Penha, está na fase final de montagem na Estação Penha, segundo apuração do Via Trolebus.

O equipamento, conhecido como “tatuzão”, é o maior da América Latina e possui as seguintes dimensões:

  • Comprimento: 100 metros
  • Peso total: 2.500 toneladas
  • Roda de corte: 11,66 metros de diâmetro — a maior em operação no continente
  • Capacidade de escavação: até 15 metros por dia
Divulgação: Metrô de São Paulo

A desmontagem e remontagem da tuneladora em território brasileiro foi um processo inédito. Após escavar cerca de 4 km entre o Complexo Rapadura e Vila Prudente, a máquina será responsável por abrir mais 3 km de túneis, passando pelas futuras estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.

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O Via Trolebus visitou recentemente o canteiro de obras onde ocorre a remontagem da máquina e conversou com Thiago de Oliveira Pires, engenheiro civil do Metrô de São Paulo, que detalhou o funcionamento e o processo de realocação do equipamento.

Segundo Pires, a previsão é de que a escavação do trecho entre a Penha e o Complexo Rapadura tenha início em novembro deste ano, com a expectativa de chegada da tuneladora ao Rapadura em novembro de 2026.

A primeira fase da expansão, entre Vila Prudente e Vila Formosa, tem entrega prevista para 2027. Já a segunda fase, que ligará Vila Formosa à Penha, deve ser concluída em 2028.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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