Hortolândia recebe 10 ônibus elétricos financiados pelo Novo PAC

Hortolândia, na região metropolitana de Campinas, terá 10 novos ônibus elétricos em sua frota municipal de transporte coletivo. Os veículos fazem parte de um investimento de R$ 29 milhões do Ministério das Cidades, via Novo PAC, e tiveram a contratação oficializada nesta quinta-feira (25) em cerimônia com a presença do Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, e do prefeito Zezé Gomes.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Durante o evento, Andia destacou o pioneirismo da cidade. “Hortolândia é a primeira cidade do Brasil a colocar em prática o processo de eletrificação da frota pelo Novo PAC. Os veículos vão compor 20% de todos os veículos da cidade. A agilidade que tiveram aqui vai trazer dignidade e conforto para quem utiliza o transporte público”, afirmou.

O projeto também prevê a instalação de dois pontos de recarga no Terminal de Transferência Parque dos Pinheiros, que passará por revitalização. O prefeito Zezé Gomes ressaltou a parceria com o Governo Federal: “Temos sido muito bem atendidos pelo Governo Federal. Essa parceria é uma que nos leva a lugares cada vez mais longe, com muita tecnologia envolvida.”

Os motoristas que irão operar os novos ônibus receberão treinamento gratuito do Instituto Federal de São Paulo. O curso abordará fundamentos da tecnologia elétrica, mecânica básica, protocolos de emergência e direção defensiva. Para o secretário Denis Andia, a iniciativa é “um exemplo para outras localidades de todo o país”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus