Rio de Janeiro terá ônibus elétricos a partir de 2027

Ônibus elétrico da Higer que pode ser testado no Rio de Janeiro - Renato Lobo | Via Trolebus

A Prefeitura do Rio de Janeiro pretende iniciar a implantação de uma frota de ônibus elétricos na capital, conforme resolução publicada nesta semana pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

O poder público deverá elaborar, até 31 de dezembro, um estudo de viabilidade que detalhará custos, operação, formas de financiamento e subsídios. O documento servirá como base para a publicação de um edital em 2026 e para a chegada dos primeiros veículos em 2027.

O levantamento vai reunir informações técnicas, operacionais e econômicas — como consumo de energia, autonomia, tempo de recarga, índices de falha, custos de manutenção e quilometragem — que subsidiarão a futura implementação integral da frota elétrica.

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A iniciativa está alinhada à lei municipal aprovada em março de 2024, que determina que 100% dos ônibus em circulação na cidade sejam elétricos até 2040.

Um chamamento público foi aberto nesta segunda-feira (8), com inscrições até 31 de março de 2026, voltado à testagem de tecnologias em operação real, incluindo veículos e sistemas de recarga. As empresas participantes deverão disponibilizar ao menos um ônibus elétrico, em operação por 30 dias, em duas linhas específicas: 28 (Pingo d’Água ↔ Terminal Curral Falso) e 68 (Bangu ↔ Deodoro). Caberá às companhias a operação, manutenção e instalação dos pontos de recarga, enquanto a SMTR e a Mobi-Rio fornecerão apoio com bilhetagem e energia nas garagens municipais.

Além disso, a resolução reforça a exigência já estabelecida de que, a partir de 2025, novas concessões de ônibus incluam imediatamente veículos de emissão zero, tornando essa etapa um avanço prático rumo ao cumprimento da meta.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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