CPTM conclui análises para trens até Santos e São José dos Campos

STM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por meio de seu Relatório Integrado de Administração, informou que concluiu análises sobre projetos voltados à ligação regional por trens, os chamados Trens Intercidades (TIC).

O documento, disponível no site da CPTM, destaca a vocação da estatal para o planejamento de rotas voltadas ao transporte de passageiros, em um momento em que a empresa, responsável por modernizar o sistema ferroviário na Grande São Paulo, passa a atuar menos como operadora e mais como planejadora de infraestrutura ferroviária.

Segundo o relatório, ao longo de 2024, novas abordagens no planejamento de transportes orientaram os trabalhos das equipes da companhia:

“Desta forma, tornaram-se objetos de estudo da companhia: a expansão da escala de serviços de transporte sobre trilhos, a estruturação de ligações regionais de passageiros, ampliação das alternativas de deslocamento e conectividade nas regiões metropolitanas e administrativas no Estado de São Paulo, e proposição da implantação de novos serviços intra e intermetropolitanos”, diz um trecho do documento.

Entre os projetos que tiveram os estudos concluídos estão:

  • O relatório técnico da ligação ferroviária entre a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e a do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) – o chamado TIC Leste;
  • E a conclusão do relatório técnico da ligação ferroviária entre a RMSP e a Baixada Santista (RMBS) – o TIC Sul.

Ambos os eixos integram a carteira de projetos da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), que prevê a realização dos leilões desses dois trechos até 2027.

Fonte: SPI
SPI

O relatório ainda sinaliza outras possíveis ligações ferroviárias no estado. Entre elas:

  • Conclusão do relatório técnico do Plano de Ação São Paulo nos Trilhos: trechos Sorocaba – Marília e Ribeirão Preto – Franca;
  • Conclusão do relatório técnico do mesmo plano para o trecho interligando os municípios de Santos, Registro, Itapeva e Iperó.
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus