Rumo estreia trens com 135 vagões

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Rumo inicia operação com trens de 135 vagões e amplia capacidade da Malha Paulista

A Rumo informou que deu início no primeiro trimestre de 2025 à operação com trens de 135 vagões, dentro do plano de ampliação de capacidade da Malha Paulista. As composições, que anteriormente transportavam até 120 vagões, agora circulam nos dois principais corredores ferroviários do agronegócio brasileiro, partindo de terminais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins rumo ao Porto de Santos, o maior da América Latina.

Em um comunicado a empresa explica que a ampliação operacional é fruto de um processo iniciado em 2015, quando os trens da Rumo operavam com 80 vagões. Em 2021, esse número subiu para 120, e agora, com as novas composições, a capacidade por trem quase dobrou.

“Esse crescimento é resultado da expansão do agronegócio nas regiões em que atuamos e da busca constante por mais eficiência logística”, afirmou Bruno Casarini, diretor de Operações e Manutenção da empresa.

Com a adoção dos trens de 135 vagões, houve um acréscimo médio de 1.200 toneladas úteis por composição, além de uma redução de cerca de uma hora no tempo de viagem entre origem e destino. O ganho em eficiência energética também é expressivo, com a substituição de aproximadamente 530 caminhões por dia, o equivalente a cerca de 6 mil por mês. Somente em fevereiro deste ano, 3 milhões de toneladas de grãos foram embarcadas para o Porto de Santos.

Segundo Casarini, o avanço foi possível graças a três anos de preparação, com atuação técnica, estratégica e operacional para viabilizar a nova configuração. “Com o mesmo número de trens, conseguimos transportar mais, com mais rapidez.”

Investimentos e estudos técnicos

Para tornar a operação possível, a Rumo investiu cerca de R$ 350 milhões, montante destinado à expansão de pátios de manobra e adaptações para acomodar os trens maiores. A empresa também desenvolveu estudos sobre força e tração, com sensores instalados nos engates das composições, visando antecipar e corrigir eventuais desafios técnicos.

Expansão de capacidade

Dados do Ministério da Agricultura apontam que a produção de grãos no Brasil deve crescer 27% nos próximos dez anos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta para a safra 2024/2025 uma colheita recorde de 322,25 milhões de toneladas. Para dar conta dessa demanda, a Rumo já entregou 25% das obras previstas em seu caderno de obrigações. A capacidade de transporte da concessionária passou de 45 milhões de toneladas/ano em 2020 para 53 milhões atualmente, com previsão de chegar a 75 milhões de toneladas por ano ao final das intervenções.

Capacidade por composição

Abaixo, o comparativo entre os modelos:

  • Trem com 135 vagões: 17.200 toneladas
  • Trem com 120 vagões: 15.500 toneladas
  • Trem com 80 vagões: 7.600 toneladas

Atualmente, cerca de oito trens com 135 vagões partem por dia rumo ao Porto de Santos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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