Mapa revela futura malha de trem de passageiros no estado de SP

Fonte: SPI

O Governo Estadual está promovendo uma consulta pública nas minutas do edital de licitação para o Trem Intercidades Eixo Oeste, que vai ligar as estações Água Branca, em São Paulo, e Sorocaba.

Em um dos documentos, o sumário executivo, é descrito um mapa (imagem acima) que mostra os próximos possíveis trens intercidades, além dos quatro prioritários:

  • Eixo Norte – São Paulo–Campinas (obras começam em 2026)
  • Eixo Oeste – São Paulo–Sorocaba (leilão previsto para este ano)
  • Eixo Leste – São Paulo–São José dos Campos (leilão previsto para 2027)
  • Eixo Sul – São Paulo–Santos (leilão previsto para 2027)

No mapa, são descritas ligações regionais sem que se tenha que passar pela Região Metropolitana de São Paulo, conforme o mapa:

  • Sorocaba–Campinas
  • Campinas–Araraquara
  • Campinas–Ribeirão Preto

Qual será o quinto eixo?
Durante entrevista concedida ao podcast da 2ª Expo ESG, o Secretário de Estado Rafael Benini, além dos quatro eixos principais, mencionou um novo projeto em fase de análise: um trem que partirá de Sorocaba, passará por Campinas e seguirá até Ribeirão Preto, formando assim um quinto eixo ferroviário de média distância.

Novas conexões no interior
O site da Secretaria de Parcerias e Investimentos também apresenta uma lista de outras possíveis rotas regionais além dos cinco eixos principais. Entre elas estão:

  • Trem Intercidades Marília–Sorocaba
  • Trem Intercidades Ribeirão Preto–Franca
  • Trem Intercidades Santos–Cajati
  • Trem Intercidades São José dos Campos–Taubaté

O prazo para a instalação dessa malha ainda é desconhecido.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus