Conheça o trajeto detalhado do VLT no centro de SP

Arte que ilustra o VLT passando pela Avenida São João no centro de SP - Fonte: SP Urbanismo

Projeto do VLT no Centro de São Paulo avança com definição de trajeto

Documentos analisados pelo Via Trolebus, elaborados pela SP Urbanismo, detalham o trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que poderá ser implantado no centro da capital paulista.

Chamado de “Bonde SP”, o projeto é uma das iniciativas da Prefeitura de São Paulo para revitalizar o centro histórico, que há anos enfrenta desafios relacionados à segurança, moradia e saúde pública. Assim como ocorreu em outras cidades ao redor do mundo — e até no Brasil, com o VLT do Rio de Janeiro —, a expectativa é que o novo meio de transporte desempenhe um papel fundamental na transformação da região.

A previsão é que o sistema esteja em operação até 2027. Recentemente, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da São Paulo Urbanismo, apresentou o trajeto completo das duas linhas ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).

Fonte: SP Urbanismo

Linha Azul – Circular

A Linha Azul terá um percurso circular, operando nos sentidos horário e anti-horário, com um total de 26 estações (13 em cada sentido).

Trechos da Linha Azul

1️⃣ Viaduto Dona Paulina – Avenida Rangel Pestana

  • A linha se inicia no Viaduto Dona Paulina, passa pela Praça da Sé, Praça João Mendes e segue até a Avenida Rangel Pestana.

2️⃣ Avenida Rangel Pestana – Museu Catavento

  • O trajeto atravessa o Parque Dom Pedro II, passando por uma nova passagem em nível sobre o Rio Tamanduateí, conectando-se à Rua das Figueiras.

3️⃣ Museu Catavento – Mercadão

  • O VLT percorre a Avenida Mercúrio, passa em frente ao Mercado Municipal e cruza novamente o Rio Tamanduateí.

4️⃣ Mercadão – Vale do Anhangabaú

  • No sentido horário, segue pela Rua Carlos de Souza Nazaré, passa sob o Viaduto Santa Ifigênia e chega ao Vale do Anhangabaú.

5️⃣ Vale do Anhangabaú – Praça da República

  • O trajeto passa pela Avenida Ipiranga, contorna a Praça da República no sentido anti-horário e segue pela Avenida São João até o Largo do Paissandu.

6️⃣ Praça da República – Praça Roosevelt

  • O VLT desce pela Avenida Ipiranga, passa em frente ao Edifício Itália e Copan, seguindo até a Praça Roosevelt pela Avenida Consolação.

7️⃣ Praça Roosevelt – Câmara Municipal

  • Segue pela Avenida Consolação, passa pela Biblioteca Mário de Andrade, atravessa o Viaduto Nove de Julho e chega à Câmara Municipal pela Rua Maria Paula.

8️⃣ Câmara Municipal – Viaduto Dona Paulina

  • O trajeto retorna ao ponto inicial, fechando o circuito ao redor da Praça da Sé.
Como ficará o Viaduto Dona Paulina com o VLT – Fonte: SP Urbanismo

Linha Vermelha – Circular (6,26 km)

A Linha Vermelha será circular, porém com via singela, contando com 13 estações ao longo do percurso.

Trechos da Linha Vermelha

9️⃣ Paissandu – Estação da Luz

  • O VLT parte do Largo do Paissandu, percorre a Avenida Cásper Líbero e chega à Estação da Luz.

🔟 Estação da Luz – Rua Prates

  • Atravessa o Viaduto General Couto de Magalhães, passando pelo Parque da Luz, e segue pela Rua Prates.

1️⃣1️⃣ Rua Prates – Vila Reencontro

  • O trajeto continua até o Programa Vila Reencontro, onde será implantado um centro de operações e manutenção do VLT com 27.000 m².

1️⃣2️⃣ Vila Reencontro – Rua José Paulino

  • O VLT contorna a Rua Mamoré, seguindo pela Rua José Paulino, que contará com trechos exclusivos para pedestres.

1️⃣3️⃣ Rua José Paulino – Sala São Paulo

  • A linha passa pela Rua Mauá, em frente à Sala São Paulo e à Praça Júlio Prestes.

1️⃣4️⃣ Sala São Paulo – Praça Princesa Isabel

  • O trajeto percorre a Avenida Duque de Caxias até a Praça Princesa Isabel.

1️⃣5️⃣ Praça Princesa Isabel – Avenida São João

  • O VLT segue pela Avenida São João, próximo ao Largo do Arouche.

1️⃣6️⃣ Avenida São João – Paissandu

  • A linha retorna ao Largo do Paissandu, completando o percurso circular.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus