Governo Estadual estuda trem de passageiros entre São Paulo e Baixada Santista
O Governo do Estado está analisando a possibilidade de implementar um trem de passageiros ligando São Paulo à Baixada Santista. Segundo informações divulgadas no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, o projeto pode ter o leilão e a assinatura do contrato realizados em 2027.
Possíveis trajetos
Ainda não há uma definição sobre o percurso que o trem seguirá para descer a serra. Entre as opções consideradas:
- Linha 10-Turquesa e sistema cremalheira
- O trem seguiria pela Linha 10-Turquesa da CPTM até Rio Grande da Serra, utilizando a ferrovia existente até Paranapiacaba e descendo pelo sistema cremalheira, estrutura originalmente projetada para trens de carga e passageiros.
- Trajeto pela Zona Sul de São Paulo
- Há duas alternativas nessa região:
- Pela Rodovia dos Imigrantes
- Pela Linha 9-Esmeralda até Varginha, conectando-se a uma antiga ferrovia até Parelheiros
- Há duas alternativas nessa região:

Descida pela zona sul
Nos dois últimos casos, a descida da serra ocorreria pelo trajeto onde já foi estudada a construção de uma rodovia entre Parelheiros e Itanhaém. A informação foi divulgada pelo secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
“Levamos a proposta para a CPTM, que fez os cálculos e indicou que essa era a melhor rota para o TIC Santos. Quando estudarmos o TIC Santos, também avaliaremos a possibilidade de viabilizar uma rodovia no mesmo trecho. Esse é exatamente o local onde foi elaborado o projeto básico de descida, e por onde o TIC Santos deve seguir”, afirmou Benini.

Traçado pelo leito da rodovia
Caso o trajeto pela Zona Sul seja escolhido, o percurso seguiria da seguinte forma:
- Início na Estrada Ecoturística de Parelheiros, próximo ao cruzamento com a Avenida Fernando da Cruz Alves.
- Seguiria no sentido sul-norte, paralelo à antiga Estrada de Ferro Evangelista de Souza – Santo Amaro.
- Iniciaria a descida da serra pela margem ocidental do Vale do Rio Capivari, dentro do município de São Paulo.
- Atravessaria o Vale do Rio Branquinho, passando sob a Serra do Mar por túneis ou cortes na montanha.
- Seguiria pelos vales do Rio Aguapeú e Rio Branco em direção a Santos.
- Chegaria até a antiga ferrovia Santos-Cajati.
Trecho da descida proposta:
O projeto ainda está em fase inicial de estudos e deverá passar por novas avaliações antes da definição do traçado final.