A cidade do Rio de Janeiro pode testar um ônibus elétrico a bateria em breve. O veículo, produzido pela TEVX Higer, foi apresentado a jornalistas do setor nesta semana.
O modelo Azure A12BR, projetado especificamente para o Brasil, deve ser testado primeiro em Nova Friburgo. O veículo, inclusive, foi estilizado para operação na cidade, e há expectativa de que uma frota possa ser adquirida pelo município, que fica a cerca de 136 quilômetros da capital estadual.

Depois, o ônibus passará por Magé antes de ser testado na cidade do Rio de Janeiro.
“Esse ônibus deve ser testado no Rio para operação de passageiros. Foi homologado para cerca de 76 passageiros, e vamos levar para Nova Friburgo, chegando ao estado do Rio de Janeiro. Deve ficar cerca de 30 dias em testes com a população, e a ideia é negociarmos uma frota mínima para iniciar a operação por lá. Na sequência, passaremos por Magé antes de chegar ao Rio de Janeiro, na cidade maravilhosa“, afirmou Cadu Souza, CEO da TEVX Higer, em entrevista ao ViaTrolebus.

O veículo conta com autonomia de 270 km, e a fabricante destaca que o ônibus é mais leve que os concorrentes. Ele possui piso baixo total, ar-condicionado ecológico e sistema de ajoelhamento, que facilita o embarque de passageiros com dificuldades de locomoção.