A operadora de trens de carga MRS obteve licença ambiental para construir uma via exclusiva para o transporte de mercadorias ao longo do eixo atualmente operado pela Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Trecho contemplado
A obra faz parte das contrapartidas assumidas pela empresa após a renovação de sua concessão. O trecho contemplado vai de Rio Grande da Serra, passando por Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Paulo, nos bairros do Ipiranga e Mooca.
Como será a nova via
A nova via será instalada ao lado dos trilhos utilizados pelos trens da CPTM em direção a Rio Grande da Serra. Essa separação permitirá que as três vias atuais entre Mooca e Santo André, e as duas entre Santo André e Rio Grande da Serra, sejam dedicadas exclusivamente ao transporte de passageiros, eliminando a interferência do tráfego de cargas durante os horários de vale.
![](https://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Image-2020-02-14-at-15.05.24.jpeg)
Essa mudança também pode viabilizar, no futuro, a implantação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul, ligando São Paulo a Santos, caso esse trajeto seja escolhido para a conexão ferroviária com o litoral.
Segregação até Campinas
Medida semelhante será adotada no trecho entre Barra Funda e Campinas, com a criação de uma via exclusiva para cargas, o que facilitará a implementação do TIC Eixo Norte entre essas cidades. Já no trecho entre Mooca e Barra Funda, trens de carga e de passageiros continuarão compartilhando a mesma via, mas com prioridade para o transporte de passageiros nos horários de pico.