
O Via Trolebus recentemente capitou imagens aéreas das obras da Linha 17-Ouro do monotrilho na Marginal Pinheiros, além da estação Morumbi, que fará conexão com a Linha 9-Esmeralda de trem.
De abril de 2022 para março de 2023, o que se viu de mudança nas obras foi o lançamento das vigas-guia. São as vigas de concreto que os trens são apoiados. Mas a construtora parou as construções antes da finalização das estruturas.

As vigas-trilho já foram instaladas na estação Morumbi, única das oito estações da Linha 17 que foi finalizada. Este segmento após a estação servirá como manobra e estacionamento, e no futuro o caminho do monotrilho para Paraisópolis e a estação São Paulo-Morumbi.

Nesta laje, faltam ainda equipamentos do track-shwit, maquinário que permite a troca de via pelo trem. O dia em que for autorizada as obras de extensão da Linha 17, a via elevada deve cruzar o rio Pinheiros.

Já no sentido do Aeroporto de Congonhas, faltam ainda vigas em curva, na região onde a via elevada passa por cima da Linha 9-Esmeralda.

Falta ainda algumas junções das vigas-guia em cima dos pilares.