Supervia

SuperVia economiza 1,5 milhão de litros de água na limpeza de trens

No Dia Mundial da Água, algumas operadoras relembram a importância do uso consciente do maior bem do planeta terra. No caso da SuperVia, dos trens metropolitanos no Rio de Janeiro, a empresa informa que economizou cerca de 1,5 milhão de litros de água em 2022.

Segundo comunicado da empresa, desde 2010, faz o tratamento de efluentes industriais em duas estações próprias, que ficam na Cidade Nova e em Deodoro. A água tratada pelos colaboradores é utilizada para a lavagem dos trens, que transportam mais de 350 mil passageiros todos os dias. A cada ano, o consumo da água de reuso aumenta e, de acordo com a área de meio ambiente da SuperVia, houve um crescimento de 27% de 2021 para 2022.

Divulgação

No entanto, o consumo de água do abastecimento público para a realização de atividades de limpeza caiu de 770 mil litros em 2020 para 117 mil litros em 2022, representando uma redução de quase 85%.

A SuperVia vem realizando esse trabalho de forma consistente há mais de 10 anos, com o intuito de reduzir os impactos da nossa operação no meio ambiente. O trem já é um transporte com baixa emissão de carbono, mas entendemos que podemos fazer mais e contribuir para a sociedade. Além de reutilizar água, acho que uma iniciativa importante que desenvolvemos é a conscientização dos nossos colaboradores para que as medidas sejam colocadas em prática dentro da empresa e também para que eles sejam multiplicadores em suas casas” – afirma Rodrigo Aguiar, coordenador de Meio Ambiente da SuperVia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus