A concessionária Rumo iniciou no último sábado (20/06) o comissionamento operacional dos primeiros 162 quilômetros da Ferrovia de Mato Grosso (FMT). O trecho inicial conecta o Terminal de Rondonópolis ao recém-inaugurado terminal rodoferroviário da BR-070, localizado no município de Dom Aquino (MT).
Esta etapa recebeu investimentos superiores a R$ 5 bilhões e aproxima a malha sobre trilhos do principal polo produtor de grãos do país, otimizando o escoamento de safras em direção ao Porto de Santos (SP). O novo complexo de Dom Aquino, construído em uma área de 200 hectares, tem capacidade para descarregar 35 caminhões e carregar 16 vagões por hora, com potencial para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos anualmente.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A cerimônia de inauguração reuniu lideranças do setor produtivo e autoridades, incluindo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta.
Modelo pioneiro de investimento
Oficialmente denominada Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, a FMT está incluída no Novo PAC do Governo Federal, mas destaca-se por ser a primeira ferrovia do país implantada sob o regime de autorização estadual com investimento 100% privado.
Para o CEO da Rumo, Pedro Palma, o projeto foi desenhado para dar sustentação ao crescimento de longo prazo da produção agrícola do Centro-Oeste pelos próximos anos, agregando eficiência e previsibilidade ao corredor logístico nacional.
Extensão do projeto: Quando estiver totalmente concluído, o empreendimento somará mais de 700 quilômetros de trilhos. O traçado definitivo cortará 16 municípios entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, além de contar com um ramal estrutural dedicado a Cuiabá.







