BYD lidera mercado de ônibus elétrico no Brasil

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O mercado de ônibus elétricos no Brasil continua em expansão acelerada, registrando um crescimento expressivo de 923,08% no primeiro bimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que 133 veículos foram emplacados nos dois primeiros meses deste ano, contra apenas 13 em 2024. A BYD liderou o setor, respondendo por 56% das vendas, com 75 unidades licenciadas.

O principal destaque foi o modelo BYD D9W, o mais vendido no período. Projetado para operações intensas, o ônibus oferece autonomia de até 250 quilômetros, capacidade para 80 passageiros sentados e um comprimento de 12,98 metros, garantindo eficiência e conforto no transporte público. Além disso, o modelo proporciona economia operacional significativa para as empresas do setor.

“Estamos presenciando uma revolução no transporte público, e a eletrificação é um caminho sem volta. A BYD está preparada para atender essa crescente demanda, com infraestrutura e tecnologia de ponta para fabricar ônibus elétricos que garantem eficiência e sustentabilidade”, destaca Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD no Brasil.

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Com dez anos de atuação no país, a BYD reafirma seu compromisso com a mobilidade elétrica. Sua fábrica em Campinas (SP), inaugurada em 2015, se tornou um dos principais polos da empresa na América Latina, com capacidade para produzir centenas de chassis elétricos anualmente.

O crescimento da mobilidade elétrica no Brasil tem sido impulsionado pela busca por soluções sustentáveis no transporte público. A BYD já entregou mais de 300 ônibus elétricos no país, incluindo um lote de 60 unidades para São Paulo, entregue em janeiro.

Os ônibus da BYD utilizam baterias de fosfato de ferro-lítio, que garantem maior segurança e eficiência energética. Cada veículo evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, sua vida útil de até 15 anos supera a média de 10 anos dos ônibus a diesel, reduzindo os custos operacionais em até 70%.

“A eletrificação do transporte público traz benefícios ambientais e econômicos. A redução de poluentes melhora a qualidade do ar e contribui para a saúde da população, enquanto os custos com manutenção e abastecimento são significativamente menores do que os dos veículos a diesel”, reforça Schneider.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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