Rafael Kage
Trens Regionais

Trem de passageiros até Bauru entra no radar do Governo

O Governo do Estado definiu os próximos passos para tirar do papel os eixos do Trem Intercidades (TIC), após a realização dos leilões previstos. A princípio, quatro eixos serão implantados, partindo de São Paulo em direção a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. Além disso, a CPTM já elabora um quinto projeto que pretende estender um desses eixos até o interior paulista.

TIC Oeste: São Paulo a Sorocaba

O primeiro eixo a ser licitado em 2025 será o TIC Oeste, que ligará São Paulo a Sorocaba. As audiências públicas para o projeto estão previstas para março do próximo ano, com o leilão programado para o final de 2025.

Divulgação

Outros eixos previstos até 2027

Até 2027, o Governo do Estado planeja realizar os leilões de outros dois eixos:

  • TIC Leste: ligando São Paulo a São José dos Campos
  • TIC Sul: conectando a capital paulista a Santos.

Esses prazos foram confirmados pelo secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 28 de novembro de 2024.

Expansão até Bauru

Após a conclusão dos três primeiros leilões, o Governo prevê o desenvolvimento de um quinto eixo, que levará o Trem Intercidades até Bauru, partindo de Sorocaba.

“O próximo projeto após o TIC São Paulo-Santos será o Sorocaba-Bauru. Esse eixo é o mais avançado, com um projeto já bem estruturado pela CPTM”, afirmou o secretário Rafael Benini.

Trihos de trem lado a lado sumindo no horizonte na região do pátio da Estação Ferroviária de Itu - Variante Boa Vista.
Pátio da Estação Ferroviária de Itu – Variante Boa Vista-Guaianã km 203. 2013. Foto: Amauri Aparecido Zardeto from Itu, Brasil, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons.

O trajeto rumo a Bauru

Se o projeto seguir as diretrizes dos outros eixos, que utilizam vias férreas existentes, o trajeto para Bauru poderá incluir cidades como Iperó e Botucatu. Ainda não foi definido se o eixo permitirá trens diretos, como uma ligação entre São Paulo e Bauru, ou se será operado por ramais distintos.

O projeto reforça o compromisso do Governo com a ampliação da malha ferroviária e a integração do transporte no Estado de São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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