Rafael Kage
Trens Regionais

Tarcísio volta a falar sobre trem até Ribeirão Preto e Bauru

O Governador Tarcísio de Freitas reafirmou planos para estender o Trem Intercidades (TIC) além de Campinas, com possibilidades de atendimento até Ribeirão Preto e Bauru. Atualmente, o projeto contempla um eixo inicial com contrato assinado, que conectará São Paulo a Campinas.

Em entrevista ao jornal “O Liberal“, Tarcísio mencionou as próximas expansões: “Naturalmente, o TIC São Paulo-Campinas será expandido para Americana, com possibilidades de um ramal para Limeira e extensão até Ribeirão Preto. No futuro, teremos uma ligação entre São Paulo e Ribeirão Preto. Estamos também estudando uma conexão de Campinas a Sorocaba, com possibilidade de expansão até Bauru. O transporte ferroviário crescerá de forma gradual.”

Prazos para o TIC São Paulo-Campinas

De acordo com o cronograma estadual, o trem entre São Paulo e Campinas deve iniciar operações em 2031. Em 2029, um serviço de trem intermetropolitano, com paradas em Jundiaí, Valinhos, Louveira e Vinhedo, deve ser implementado.

Prazos para o TIC São Paulo-Sorocaba

Para o TIC entre São Paulo e Sorocaba, o leilão está previsto para 2025 e o contrato deve ser assinado em 2026. A viagem entre as cidades levará cerca de 60 minutos, com quatro novas estações, e a demanda diária estimada é de 50 mil passageiros. Atualmente, o trajeto por rodovia leva entre 110 e 130 minutos, dependendo do meio de transporte.

Fonte: SPI

Outros Trechos Prioritários

Outros trechos prioritários incluem as ligações São Paulo-São José dos Campos e São Paulo-Santos.

O TIC Eixo Leste deve ligar São Paulo à Região Metropolitana e ao Vale do Paraíba, com um percurso até São José dos Campos em aproximadamente 75 minutos, passando por quatro municípios e atendendo cerca de 2,7 milhões de pessoas. A extensão da linha será definida após estudos de viabilidade, e o investimento estimado é de R$ 10 bilhões.

Fonte: SPI

O TIC Eixo Sul, por sua vez, conectará São Paulo à Baixada Santista. A extensão deve variar entre 80 e 130 km, com tempo de viagem em torno de 90 minutos, beneficiando nove municípios e 1,8 milhão de pessoas. Estima-se a geração de 13 mil empregos, e o projeto contribuirá para aliviar o tráfego do Sistema Anchieta-Imigrantes.

Segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos, não há previsão de leilão ou início das obras para os eixos Leste e Sul no momento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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