Inaugurado em 14 de setembro de 1974, o Metrô de São Paulo está completando 50 anos de operações. Para marcar esse meio século de história, o Via Trolebus está publicando uma série de matérias que exploram o passado da companhia.
Neste capítulo, destacamos a construção do Pátio Jabaquara, o primeiro pátio de metrô do Brasil. As obras começaram em 1971, mudando completamente a paisagem da região. “A área era uma baixada ocupada por várias chácaras”, relatou Kenzo Hori, geólogo e ex-chefe do Departamento de Projeto Civil do Metrô, que trabalhou diretamente no projeto, conforme divulgado pela operadora, que hoje conta com mais de 100 km de trilhos e atende milhões de passageiros.
Atualmente, 1.027 pessoas trabalham no Pátio Jabaquara, incluindo funcionários do Metrô e colaboradores terceirizados. O pátio, que se estende por 330.000 m², abriga um estacionamento para 52 trens, oficinas de manutenção, uma grande máquina para lavar as composições, além de edificações administrativas, almoxarifado e a sede da universidade corporativa da companhia.
As imagens históricas mostram momentos importantes da construção: a terraplanagem do terreno, a famosa torre de controle que abriga sistemas até hoje, testes com o trem protótipo até a estação Jabaquara, e a icônica primeira viagem realizada na linha: